Logotipo da parceria

Logotipo da parceria
Clube Europeu AEASC

17/12/2015

APOIO AOS REFUGIADOS EM PORTUGAL

Portugal irá receber cerca de 4000 refugiados. Segundo os números divulgados, Portugal vai acolher, 400 refugiados que se encontram atualmente em Itália, mais 1.291 que estão na Grécia e 1.383 que chegaram à Hungria e outros. 
Os primeiros refugiados chegaram em outubro e novembro. O estado português mostrou, desde a primeira hora a sua disponibilidade de receber e acolher refugiados que carecem da proteção nacional.

plataforma de apoio aos refugiados (PAR)
 A PAR tem 238 instituições da sociedade civil a ajudar. Segundo Rui Marques, coordenador da PAR, já há uma capacidade de acolhimento para cerca de 650 pessoas. Esta organização foi constituída em setembro e um mês depois realizou-se, em Lisboa, a primeira assembleia geral da PAR, onde se fez o balanço da mobilização conseguida, tendo sido ultrapassadas as melhores expectativas. Foi ainda possível desenvolver um trabalho de sensibilização da opinião pública portuguesa para defender a causa do acolhimento de refugiados em Portugal.
Centro Português para os refugiados

 O coordenador da PAR explica que tudo o que esta iniciativa da sociedade civil conseguir será encaminhado para a “base de dados” que está a ser construída pelo Governo.
Tal como defende o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados deve haver uma primeira triagem, antes de os refugiados serem encaminhados para o seu destino final, diz Rui Marques. Um "centro de transição onde seja possível fazer o encontro entre as disponibilidades existentes e o perfil dos refugiados que vão chegar. Parece-me indispensável."

AJUDA HUMANITÁRIA PORTUGUESA

CARAVANA AYLAN KURDI

Após a iniciativa portuguesa da caravana Aylan Kurdi, em homenagem ao menino sírio que deu à costa morto e chocou o mundo, que partiu em setembro com cerca de 50 toneladas de bens, para os refugiados que estão na Croácia e na Sérvia, novos apelos vão surgindo. 


DOIS PORTUGUESES FORAM DE CARRO BUSCAR REFUGIADOS PARA DAR O EXEMPLO
O pedido veio pela rede social Facebook, através de dois portugueses. Pedro Policarpo, de 36 anos, e Nuno Félix, de 38 anos, que lançaram um desafio aos portugueses. Ambos pais, os dois sentiram necessidade de atravessar a fronteira para ajudar estas famílias refugiadas.
“Levaremos as carrinhas com que levamos os nossos filhos à escola até à fronteira da União Europeia, e cada um de nós ajudará a salvar uma família como a nossa”, lê-se no Facebook de Nuno Félix.
Mas também Pedro Policarpo escreve: “O Nuno Félix e eu vamos ajudar umas famílias de refugiados a vir para Portugal. Como isto anda, não vai ser fácil convencê-los. Contamos convosco para se juntarem a nós ou então só para fazer likes”.
"Não precisamos de esperar por uma autorização para fazer o está correto e o que é justo. Fazer o bem não pode ser ilegal. Em poucos anos os nossos filhos vão-nos perguntar o que fizemos para ajudar", explica Nuno Félix.

A partida foi no dia 25 de setembro, de Lisboa, chegaram,  no dia 28  a Zagreb - Croácia, e depois Subotica, na Sérvia.

2 comentários:

  1. Os refugiados estão a fugir da guerra, por isso eu acho que todas as pessoas deviam contruibuir para ajudá-los, pois se fossemos nós no seu lugar não gostaríamos de estar nessa situação!
    Hermínia Santos

    ResponderEliminar
  2. Acho muito bem recebermos refugiados em portugal, é importante
    ajudar-nos para quando precisar-mos também ser :)

    ResponderEliminar