Logotipo da parceria

Logotipo da parceria
Clube Europeu AEASC

16/05/2016

COMEMORAÇÃO DO DIA DA EUROPA - 9 DE MAIO

Durante a semana de 9 a 13 de maio decorreu, nas Escolas Básicas Amadeo de Souza-Cardoso e Vila Caiz, a “Semana da Europa”, uma iniciativa do grupo de Geografia e do Clube da Europa, que pretendeu celebrar a cultura europeia, com especial ênfase para as questões da União Europeia. O “Dia da Europa” celebrou-se na passada segunda-feira, dia 9 de maio, data que serviu de mote à promoção e dinamização de um conjunto de atividades durante a semana: divulgaram-se informações/curiosidades sobre os diferentes países da União Europeia (UE); proporcionou-se a degustação de uma ementa verdadeiramente típica de cinco países europeus; exibiu-se um traje típico por dia; deram-se a conhecer trabalhos realizados pelos alunos, os quais foram expostos na biblioteca da escola juntamente com as bandeiras da União Europeia; disponibilizaram-se alguns jogos didáticos sobre os países da UE. Destaque-se ainda a palestra proferida pelo deputado do Parlamento Europeu, Dr. Francisco Assis.

A sessão de abertura do evento decorreu no dia 9, quando alguns alunos entoaram o hino da Europa ao hastear as bandeiras da UE e de Portugal. A sessão de encerramento contou com a presença do Dr. Francisco Assis, que proferiu uma palestra, dirigida a alunos de 9º ano, onde abordou o processo de construção da UE, a importância de Portugal continuar na UE e no Euro, a atual crise dos refugiados, entre outras questões. Além de bastante esclarecedora, foi com grande regozijo que alguns alunos colocaram algumas questões de cariz bastante atual.  
Vejam os vídeos com o resumo das atividades na EB de Vila Caiz e EB Amadeo de Souza-Cardoso.



5 comentários:

  1. Esta atividade deve continuar porque é uma grande iniciativa para os alunos.
    Catarina Pinto Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Esta atividade foi muito divertida deve continuar porque é uma grande iniciativa para os alunos .


    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de participar nesta atividade. Foi uma atividade muito interessante e gira, deu algum trabalho, mas valeu a pena ter o trabalho, pois foi uma atividade com sucesso!
    Espero que se repita para o ano!

    ResponderEliminar