Logotipo da parceria

Logotipo da parceria
Clube Europeu AEASC

07/05/2020

Opinião do Dr. Jorge Paiva

O Dr. Jorge Paiva estava convidado para proferir uma conferência sobre as alterações climáticas, para comemorar o dia da Europa, na nossa escola, mas devido à COVID-19, tal não foi possível, mas partilhou connosco as suas reflexões.
       "Há muitos anos que alerto para a situação de altíssimo risco, na qual políticas inqualificáveis colocaram o nosso país. Há anos que digo que preferia que o meu pais exportasse alimentação e conseguisse divisas, em vez de pasta para papel. Há anos que alerto para a situação em que colocaram o nosso povo rural: na dependência do eucalipto, de uma única fonte de sobrevivência, cuja multinacional até pode “brincar” com o preço de compra. Por outro lado, o camponês abandonou grande parte dos campos, não só porque preferiu plantar eucaliptos nos seu baldios e, muitas vezes, até nos seus campos de cultivo, como também não tinha capacidade de competir com as multinacionais estrangeiras produtoras de produtos alimentares vegetais e animais, tendo desistido da agricultura, abandonando os campos.

Ainda há poucos dias perguntei a um político, que me elogiava o interesse económico do eucalipto para a sua região autárquica, se a população dessa região comia folhas de eucalipto ou comia produtos vindos de outras regiões? Perguntei-lhe também se 90% dessa região tinha ardido por causa de plantas alimentares ou por causa da referida região ser um eucaliptal contínuo? Também lhe perguntei se ele sabia que a produção de pasta para papel era altamente poluente (gasosa e líquida) e que havia efluentes despejados directamente no oceano com um ´prévio tratamento não totalmente eficiente?
Se esta crise do coronavirus levar ao isolamento do país (espero que não), não estamos preparados para sobreviver, pois não temos alimentos nem produção deles para nos alimentarmos.
Isto é apenas um AVISO SÉRIO, pois vem aí uma crise muito mais grave, como alerta o filósofo José Gil: “Esta terrível experiência que estamos a viver constitui apenas uma antecipação, e um aviso, do que nos espera com as alterações climáticas” (Público 10918: 4-5, de 16.03.2020)."
Muito obrigada!


4 comentários:

  1. Concordo com o Dr. Jorge Paiva pois as afirmações que este senhor nos contou estão a ser mais frequentes isto é quando este fala dos camponeses a irem para as cidades ou saírem dos campos demonstra que estes estão se a mudar devido, por exemplo, às plantações de eucaliptos que precisamos para ter papel porém não as comemos e estamos a semear eucaliptos em vez de cultivarmos os nossos alimentos.
    Também concordo com o facto de esta pandemia piorar pois as pessoas não estão preparadas nem o nosso governo para "controlar" está pandemia por estas razões concordo com o que o Dr. Jorge Paiva diz e afirma.
    André Moreira n3 8B

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Dr. Jorge Paiva pois devido a esta pandemia houve vários eventos que foram cancelados e por isso ficamos muito dependentes.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Dr. Jorge Paiva, pois com tudo o que o nosso país está a passar só nos resta eucalipto, isto resulta da vasta Plantação de eucalipto para a fabricação de papel. Durante muito tempo produziu-se mais papel do que alimento, por isso é que agora passamos dificuldades economicamente.
    João Leite Nº.9
    Turma: 8.B

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Dr.Jorge Paiva, porque nós precisamos de alimentos para nos alimentar, não de eucaliptos e um incêndio pode não ser mais difícil de controlar quando á eucaliptos, por causa da aceleração o que pode destruir casas, os animais, os poucos cultivos de alimento etc.
    Cátia Ferreira Nº5
    Turma: 8ºB

    ResponderEliminar