No Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso os alunos do Clube da Europa, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento refletiram, pesquisaram e elaboraram cartazes sobre os direitos humanos, nomeadamente sobre personalidades que têm lutado para que estes sejam respeitados na maior parte dos países, mas também analisando notícias que mostram que ainda há muitas situações onde os direitos humanos não são respeitados e por isso precisamos de continuar a lutar, fazendo campanhas e divulgando estas situações para que a população eleja governantes que contribuam para o respeito por todos os DIREITOS HUMANOS.
Logotipo da parceria
Clube Europeu AEASC
11/12/2021
3.ª Mobilidade do projeto Erasmus+: ENABLE - "Contra o bullying, eu escolho o compromisso"
Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021, os parceiros italianos, checos e franceses do projeto ENABLE estiveram na nossa Escola, com o 9.ºB, a refletir, cooperar e delinear linhas de atuação para combater o bullying em contexto escolar. O grupo transnacional participou ainda num workshop sobre o bullying, organizado pelos voluntários internacionais da Casa da Juventude.
Ano letivo 2021/2022
02/07/2021
Não há planeta B
Vejam o vídeo elaborados pelos alunos do clube do 9.ºB sobre a problemática ambiental. A Pensar globalmente, agir localmente. Vamos mudar de atitude! Urgente!!! Por um planeta sustentável!
22/06/2021
Pacto Ecológico Europeu - o transporte ferroviário promove a mobilidade sustentável
Os professores de Geografia do 8º ano, no subtema “Redes e modos de transporte e de telecomunicação” articularam com o Clube da Europa do AEASC, no âmbito do tema do Ano Europeu e da RNCE, assim nas aulas de Geografia do 8º Ano depois dos alunos aprenderem as vantagens e desvantagens dos modos de transporte foi-lhes solicitado a elaboração de miniaturas de comboios com materiais recicláveis para consolidar a aprendizagem sobre a importância do transporte ferroviário enquanto meio que promove mais a mobilidade sustentável do que os outros modos de transporte. Os trabalhos expostos são reveladores do empenho e dedicação com que os mesmos foram realizados.
Os alunos do clube da Europa do Agrupamento de Escolas ASC realizaram um debate, com o tema “Em Portugal, as viagens de avião entre Porto, Lisboa e Faro deviam ser substituídas por viagens de comboio”, tendo em conta o plano ferroviário nacional. Neste debate, com alunos a representar papéis pró e contra esta medida, os alunos puderam se aperceber dos aspetos positivos desta medida a ser implementada, mas também das dificuldades que se afiguram, tendo em conta o investimento financeiro que é necessário e o tempo das obras a realizar.
22/05/2021
comemoração do dia da Europa no AE Amadeo de Souza-Cardoso
O Dia da Europa comemora-se a 9 de maio, data histórica da Declaração
Schuman, quando durante um discurso proferido em Paris em 1950, Robert Schuman,
ministro dos negócios estrangeiros francês, expôs a sua visão sobre a
cooperação política na Europa.
Como 2021 é o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, os alunos fizeram
algumas pesquisas no sentido de perceber de que forma este modo de transporte
promove a mobilidade sustentável.
Para assinalar a data, nas aulas de Geografia de 10 a 14 de maio, os
alunos realizaram várias atividades: escape room intitulado “O roubo da
bandeira da UE”; kahoot; nuvem de palavras sobre a União Europeia e participaram no blogue do Clube da Europa, onde publicaram comentários e
alguns trabalhos. Os alunos realizaram
as atividades propostas com bastante entusiasmo e empenho.
É de referir, também, que nos dias supracitados passou na
radio escola o hino da Europa e um texto alusivo ao Ano Europeu do Transporte
Ferroviário.
Deixamos o desafio a todos aqueles que se interessam pelas questões da
cidadania europeia a seguirem o blogue do Clube da Europa e a deixarem o seu
comentário nas publicações - https://viagempelaeuropavirtual.blogspot.com/
Viva a Europa!
09/05/2021
Cimeira Social da União Europeia no Porto
No dia 7 de maio realizou-se no Porto, durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia , a Cimeira Social, que visa definir a agenda europeia para a próxima década e fazer com que possamos enfrentar os desafios do presente e do futuro sem deixar ninguém para trás .
A Cimeira visa reforçar o empenho dos Estados-Membros, das instituições europeias, dos parceiros sociais e da sociedade civil na implementação do Plano de Ação para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
O Plano de Ação, apresentado pela Comissão Europeia em março, propõe uma série de iniciativas e define três metas principais a serem alcançadas em toda a Europa até 2030:
Uma taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia;
Pelo menos 60% dos adultos frequentando cursos de treinamento todos os anos;
Reduzir o número de pessoas em risco de exclusão social ou pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, incluindo 5 milhões de crianças .
DIA DA EUROPA - 9 DE MAIO
Hoje comemora-se o Dia da Europa e no ano que assinala o 35º aniversário da adesão portuguesa ao projeto europeu, Portugal preside ao Conselho da União Europeia durante este primeiro semestre. Este dia 9 de maio assinala a data histórica da Declaração Schuman, quando durante um discurso proferido em Paris em 1950, Robert Schuman, ministro dos negócios estrangeiros francês na altura, expôs a sua visão sobre a cooperação política na Europa.
07/05/2021
Transporte Ferroviário em Amarante
Em Amarante, já tivemos transporte ferroviário mas em 2012, o que restava da Linha do Tâmega foi desativada, nesta época houve um grande desinvestimento na rede ferroviária portuguesa, e por isso os amarantinos ficaram sem este meio de mobilidade, mais recentemente para colmatar essa falta foi implementada uma ligação rodoviária até à estação ferroviária de Vila Meã, que é muito utlizada e muitos amarantinos ainda não perderam a esperança de no futuro, poderem vir a usufruir plenamente deste meio. Vejam o vídeo para ficarem a saber a história do transporte ferroviário em Amarante.
Ano Europeu do Transporte Ferroviário - Evolução
Mais um trabalho de alguns alunos do clube da Europa, desta vez, quisemos saber as origens do transporte ferroviário e depois sobre a atualidade do transporte ferroviário em Portugal. Vejam para ficarem a saber mais e assim possam selecionar este meio de transporte para as vossas viagens futuras em Portugal e pelo mundo!
ANO EUROPEU DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO
No âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, os alunos do clube pesquisaram sobre os transportes ferroviários e elaboraram vários trabalhos para ficarem a saber as suas características, vantagens e desvantagens, tipos de comboios, diferenças entre os vários países, bem como a sua importância enquanto promotor da mobilidade sustentável, que leva a uma redução dos problemas ambientais.
Em Portugal, durante este ano já ouvimos algumas notícias sobre investimentos na rede ferroviária, como a reabertura da linha da Beira entre Covilhã e Guarda e também a eletrificação de uma via no Alto Minho. Também foi elaborado um Plano Ferroviário Nacional que prevê vários investimentos futuros. Esperemos que estes investimentos sejam adequados às reais necessidades da população e contribuam para o desenvolvimento do país e de uma forma mais sustentável.
Vejam o vídeo para ficarem a saber mais e assim possam eleger o transporte ferroviário para as vossas viagens!
22/03/2021
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Os alunos do Clube da Europa e de Cidadania e Desenvolvimento do 8.º B e 8.º F ilustraram os 11 fundamentos da Carta Europeia da Água para celebramos o Dia Mundial da Água a pensar neste recurso que é tão importante para o equilíbrio do nosso planeta, isto é, sem água não há vida!
19/02/2021
DIA DO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO - 20 de fevereiro
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e do projeto “Associa-te a esta causa” os alunos do 8º B estão a organizar atividades para ajudar a Associação Ajuda Animais Amarante e para comemorar o dia do animal de estimação tiraram fotos com os seus animais. Os animais são nossos amigos e companheiros, vamos tratá-los bem!!!!
16/02/2021
Transporte ferroviário em Amarante?
Amarante já teve transporte ferroviário, mas já foi desativado há vários anos e de Amarante até ao Arco de Baúlhe ou pelo menos até Celorico de Basto, a linha foi reconvertida em ecopista, também é útil, para a população fazer exercício físico. Da Livração até Amarante, a linha está a apodrecer, bem podia ser renovada e o comboio voltar a circular, são cerca de 20 km e assim não era necessário haver transporte rodoviário para fazer a transferência da população do comboio de Vila Meã até Amarante e vice-versa, pois há muitas pessoas que se deslocam diariamente para o Porto e fazem a viagem de comboio porque é mais económica.
Foi feito um questionário aos
alunos do clube da Europa, para que estes dessem a sua opinião sobre algumas
características do transporte ferroviário e deste em Amarante. Vejam as
respostas:
Na questão, acha importante o governo investir na linha férrea normal e ou de alta velocidade em Portugal? Justifique. As respostas dividiram-se, uns acham que se devia investir mais na linha férrea normal porque é mais económica, menos poluente e levava a um maior movimento e desenvolvimento das regiões, nomeadamente na de Amarante. Outros responderam que devia-se investir mais na linha férrea de alta velocidade, porque sendo mais rápida, facilitava a deslocação entre locais mais afastados como Lisboa e Porto por se fazer em menos tempo.
Os governantes, estão a pensar em investir mais na linha férrea em Portugal, espero que tenham pedido bons estudos para que estes investimentos sejam rentáveis e sustentáveis e esperemos que chegue a Amarante, apesar da maioria dos nossos alunos terem respondido que o usariam à vezes, acho que é por não estarem habituados, pois acreditamos que o futuro está no transporte ferroviário!!!
15/02/2021
Concurso da Rosa dos Ventos
No âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Geografia, os alunos do 5º ano e do 7º ano elaboraram rosas dos ventos com materiais muito diversificados e originais, que estão expostas nos átrios da Escola EB Amadeo de Souza-Cardoso e na EB de Vila Caiz. Quando regressarmos ao regime de ensino presencial, um grupo de professores do departamento de Expressões, constituirá um júri que irá atribuir 3 prémios (1º, 2º e 3º) às rosas dos ventos dos alunos do 5º ano e do 7º ano nas duas escolas e depois os respetivos prémios serão entregues. Vejam o vídeo desta maravilhosa exposição!!!